Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

Arroz Grátis

Free Rice é o nome do jogo online desenvolvido individualmente por John Breen que mais tarde foi doado ao Programa Alimentar Mundial da ONU. É um jogo simples onde os jogadores respondem perguntas sobre diversos assuntos através de múltipla escolha. A novidade é que para cada resposta correta, 10 grãos de arroz são doados para o combate à fome. O arroz é comprado graças aos patrocinadores que anunciam no site e enviado a países como Bangladesh, Cambodia, Bhutan, Uganda e Nepal.

Este é um jogo educativo dos mais simples, mas que ilustra bem o potencial da mídia dos games para angariar a atenção e envolvimento das pessoas. O aumento de sua popularidade acarretou até mesmo o surgimento de trapaças bem intencionadas, como os scripts desenvolvidos por usuários programadores, que jogam o jogo automaticamente muito mais rápido que um ser humano e durante 24 por dia, a fim de aumentar o número de doações. Estes bots1 que atuam no Free Rice ganharam o apelido de Ricebots e apenas um deles rodando continuamente é capaz de ganhar grãos de arroz suficiente para alimentar oito pessoas por dia. Felizmente, o uso de Ricebots continua permitido no site.

Free Rice também mostra o que um indivíduo criativo, mesmo que isoladamente, pode realizar. Até ser doado à ONU, John Breen mantinha o site e fazia as doações com seus próprios recursos. Sua junção de educação, marketing e filantropia provou ser capaz de dar frutos e em maio de 2008 foi premiado com o Berkman Award, concedido a indivíduos com  contribuições importantes ao impacto da internet na sociedade. A contribuição de Breen prova que a mídia dos jogos pode ter um papel social.

1 bots: também chamados de internet bots, são softwares que rodam tarefas automaticamente através da internet.

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

There are 1 Comments to "Arroz Grátis"

  • Inesita says:

    Este é um bom argumento para ser incluído na justificativa da relevância do seu tema. Dá significância política para os games. A significância social pode ser argumentada de muitos modos, a começar pelo volume de recursos envolvidos, mas a política é pelo uso que se faz dos mesmos.

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: