Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

Cinema etnográfico e jogos(?)

Fui convidado por meu professor Carlos Estellita-Lins, para dar uma aula de 40 minutos no curso de atualização que ele montou: “Cinema Etnográfico, Imagem e Pesquisa Qualitativa em Saúde”. Fiquei honrado com o convite, mas também um pouco confuso. Como juntar imagem de jogos a este tema?

Felizmente, com a orientação dele, consegui montar uma estratégia. Iniciei falando do conceito de virtual conforme descrito por Pierre Lévy, daí passei para a imagem virtual, a forma como nos projetamos nesta imagem virtual a partir do games e o quanto esta se integra à nossa visão de mundo. Terminei mostrando as iniciativas de Serious Games, incluindo o Remission, jogo desenvolvido especialmente para jovens pacientes com câncer.

A apresentação pode ser vista abaixo na íntegra:

Parece que todos gostaram.  Ou mentiram muito bem. Depois de passarem o dia todo ouvindo explanações fantásticas sobre a filosofia de Nietzsche, pode ser que eles, ao verem meus slides mostrando os zumbis do Left4Dead,  tenham resolvido encarar minha apresentação como uma aula trote…

Depois da filosofia de Pierre Lévy, o desdobramento lógico: zumbis

Depois da filosofia de Pierre Lévy, o desdobramento lógico: zumbis

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: