Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

Mapa Fantasma

O Mapa FantasmaO Mapa Fantasma, penúltimo livro de Steven Johnson, conta a história de uma epidemia de cólera que se espalhou pelos arredores da cidade, matando mais de 500 pessoas em apenas dez dias. Johnson chega à conclusão que não foi apenas o brilhantismo científico de John Snow (que suspeitou da contaminação pela água) que resolveu o problema, mas também o conhecimento do bairro e das pessoas por parte do reverendo Henry Whitehead. A parceria dos dois descrita pelo livro põe em relevo a importância de uma prática sociológica aliada à biomedicina para se desenvolver a saúde pública.  O livro aborda vários outros pontos caros à saúde pública: luta contra as preconcepções, aviso contra cegueira teórica, valorização do conhecimento social, participação da população leiga, (falta de) reconhecimento acadêmico nas publicações e a essencialidade da saúde pública nas cidades.

Um ponto particularmente interessante é a tática de John Snow de traçar mapas do contágio do cólera facilmente compreensíveis, a fim de convencer o público de suas idéias. O livro de Johnson deixa muito claro a importância do design de informação como ferramenta de divulgação científica e de comunicação em saúde pública.

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: