Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

EVE for Haiti

O terremoto do Haiti, no dia 12 de janeiro, levou pessoas e entidades do mundo inteiro a levantarem fundos para auxliar as vítimas da tragédia. Não apenas do mundo inteiro, mas até de outros universos. A Sony Online Entertainment contribuiu com mais de 25 mil dólares vendendo itens (itens virtuais comprados pelos jogadores por dinheiro de verdade) dentro dos jogos Free Realms, EverQuest and EverQuest II.

Já a CCP, empresa que cria e administra o jogo interplanetário EVE Online, fez sua própria campanha no contexto do jogo, “PLEX for Haiti”,  visando arrecadar fundos para contribuir. A empresa estimulou seus jogadores a comprarem cartões PLEX (que equivalem a tempo de jogo, semelhantes aos cartões pré-pagos de celulares) mas a abrirem mão deste tempo, direcionando estes valores para o fundo de ajuda às vítimas do terremoto. O peculiar nesta iniciativa é que o dinheiro usado no universo de EVE, o ISK, pode também ser usado para compra de cartões PLEX, formando, na prática, uma relação entre ISK e dólar. Desta maneira, muitos jogadores que não tinham dinheiro real mas acumulavam grandes fortunas virtuais dentro do jogo puderam fazer contribuições. Na verdade, 98% das contribuições vieram neste formato, através de dinheiro fictício convertido para dólares. Um jogador chegou a doar um valor de ISK que gerou U$6000. Esta estratégia inovadora de levantamento de contribuições criada pela CCP obteve um total de quarenta mil dólares em doações e ajuda a desfazer o estereótipo do jogador de vídeo-games como pessoas irresponsáveis e alienadas. Pudemos testemunhar em primeira mão o primeiro ato filantrópico entre dois universos…

via Massively

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: