Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

Game é cultura

A coluna de Hermano Vianna do Globo do último dia 15 de maio faz uma defesa entusiasmada do papel dos jogos na cultura, comparando a mídia com outras mais estabelecidas, como o cinema. Ele cita como exemplo Will Wright, criador da série de jogos The Sims e um dos game designers mais inovadores que já existiram. Vianna compara Wright a Godard e não é exagero: Will Wright inovou não apenas na mecânica dos games, mas até na filosofia por trás de seu desenvolvimento, como foi o caso de sua última criação, Spore.

O autor do texto também comenta como jogos recebem muito menos importância na imprensa que outras mídias, como o cinema. Essa parcialidade na visão dos games nos cega para o incrível potencial do meio, atestado inclusive pelo biólogo Edward O. Wilson, professor emérito de Harvard e um dos mais importantes cientistas norte-americanos, para quem os jogos são “o futuro da educação”. É um texto para se ler e refletir para além dos preconceitos cotidianos do senso comum.

Veja uma palestra com Will Wright: Lessons From Game Design

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: