Games and Health | Exploring Game Studies, Communication and Health

Cova Rasa

Games são assunto complicado no Brasil. Muita gente reclama da pirataria desenfreada que exporia o consumidor à compra de produtos obsoletos, mas mesmo nas lojas mais estabelecidas o desconhecimento dos comerciantes sobre jogos que vendem dificultam a vida do consumidor. Encontrei a foto abaixo outro dia em uma pasta no meu computador. Ela foi tirada na Fnac do Barra Shopping, dia 5 de fevereiro deste ano. O jogo é o Tabula Rasa e estava à venda por uns R$ 60,00 se não me engano. A primeira vista, nada demais.  É um bom jogo. Talvez o preço pudesse ser mais baixo, uma vez que seu lançamento foi em 2008.

O detalhe é que é Tabula Rasa é um MMORPG. E foi encerrado em fevereiro de 2009.

Ou seja, quase um ano depois do seu fim, a Fnac ainda vende um jogo que só tem valor como recordação, já que não é possível fazê-lo funcionar sem os servidores centrais, que a esta altura já foram para o céu dos computadores. Um consumidor desavisado vai descobrir isto da pior forma possível, quando instalar o programa em casa e perceber que não é possível obter conexão.

Jogos eletrônicos, principalmente os de computador, são produtos muito complexos, dependendo de inúmeros fatores. Os MMORPGs, que na verdade são um produto aliado a um serviço de acesso, são ainda mais complexos. Talvez daqui a algum tempo as lojas percebam que precisam de vendedores mais especializados no assunto para melhor atender os clientes. Ou vão ser deixadas pra trás pelos camelôs…

FacebookTwitterGoogle+EmailShare
Back to Top

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: